Pesquisa avalia impactos psicológicos ocasionados pelo medo prolongado à Covid-19

Quais são os impactos da pandemia de Covid-19 no bem-estar emocional e ajustamento psicológico da população adulta, após cerca de um ano e meio de evolução epidemiológica?

Esse é um dos objetivos de uma pesquisa iniciada na Espanha pela Universidade de Huelva e Universidad Loyola Andalucia e que envolve vários países. No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo professor Adriano Dias (foto), do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Outro objetivo é validar a escala AMICO para avaliação da ansiedade e medo da Covid-19 no Brasil. Segundo Dias, essa escala “é uma forma de padronizar as informações sobre a ansiedade e medo e que pode ser utilizada em situações semelhantes”. “Essa padronização é fundamental para poder comparar os resultados de locais e momentos diferentes e, até mesmo, em outras situações de saúde”, explica o professor

O trabalho, atualmente em sua segunda etapa, fundamenta-se no fato de que, ao vivenciarem medo intenso e prolongado, situações de estresse e, muitas vezes, estigmatização, a população pode sofrer uma deterioração de sua saúde mental durante epidemia de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19.

De fato, o medo das pessoas em relação à Covid-19 é notória. A reportagem da RTVCOM perguntou ao professor quais as recomendações para uma pessoa que já está em estado de sofrimento mental, que vê isso atrapalhar sua vida e que, apesar disso, tem receio ou vergonha de procurar ajuda especializada.

“O mais importante é entender e reconhecer que essa condição não é uma fraqueza, falha ou fracasso pessoal. Cada um tem sua própria história com a vida sob pandemia, e não há uma receita que sirva para todos. No entanto, a ajuda pode ser necessária e está disponível”, respondeu Dias. “Um lugar onde procurar ajuda é na atenção básica, na sua unidade de saúde de referência; ou no seu plano de saúde, se for o caso”, conclui.

Aqueles que quiserem colaborar com a nova fase da pesquisa devem responder a um questionário na internet disponível no seguinte endereço:

https://bit.ly/3zJczoI

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário